sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Júlio Lopes: O Secretário da Imobilidade Urbana

Cena Recorrente. Foto do O GLOBO 12-9-2013
Júlio Lopes é Secretário Estadual de Transporte, deputado federal por três mandatos (2002, 2006 e 2010) pelo PR. Um dos responsáveis pela obra da estação Praça General Osório e também pelo grave equívoco ao eleger a linha única em direção à Barra, inclusive contrariando o traçado planejado anteriormente, causando grande discussão e distúrbio.

Nos últimos tempos, o Secretário de Transportes do Estado, que acompanha o governador desde 2007, foi inocentado da acusação de improbidade administrativa pela degradação do bondinho de Sta. Teresa e dos prejuízos ao patrimônio, graças à sua bem sucedida defesa que argumentou que sua administração não teve TEMPO de governo suficiente para resolver ou ser culpada pelos problemas, mesmo estando desde 2007 na Secretaria. Quantos anos são necessários para que uma administração conceda serviços seguros e decentes à população. A desculpa de que o “meu antecessor não fez nada” não se aplica aqui, são 7 anos de exercício...


Acidente do Bondinho em Sta Teresa
com 5 mortos e muitos feridos
Além dos danos ao patrimônio, as vidas perdidas no último acidente do bondinho deveriam ser creditadas a quem? Uma mera fatalidade? Existe fatalidade previsível e solucionável? Como um senhor que é incapaz de administrar de forma mínima o sistema de bondinhos de Santa Teresa, que opera desde 1896, é encarregado de uma das maiores Secretarias do Estado que planeja as obras multibilionárias do metrô?

A responsabilidade Senhor Júlio Lopes não é exclusiva à transportes terrestres, nas Barcas S.A. sua ineficiência também é comprovada. Preços altos, precariedade e acidentes são constantes no serviço que é PAGO pela população que depende dela para a travessia. Imagine como melhoraria o trânsito se houvessem mais linhas de transporte aquaviário ligando a Ilha do Governador, Centro, Barra e Niterói? Infelizmente a incompetência não dá conta nem do trajeto Rio-Niterói.

Por último os trens, a gestão da SuperVia é a imagem do fracasso. Frequentemente chegam as notícias de acidentes na SuperVia e suas composições de 50 anos que trafegam sem ar refrigerado. Não é possível que as autoridades não se compadeçam do sofrimento dessa população que fica em pleno verão de 40-50 graus largada sem nenhuma orientação, andando pelos trilhos, muitas vezes sem conseguir saltar dos trens pela altura.  O impacto da imobilidade urbana causa sérios problemas econômicos, provocando prejuízos ao mercado de trabalho.

Nosso Secretário achando graça no meio da confusão
Esse escândalo nos atormenta com frequência, mais uma tragédia anunciada que poderia ser evitada. Os trilhos desalinhados, causa de constantes problemas, são um convite para acidentes mais graves. E quando isto acontecer, o Senhor Júlio Lopes também será inocentado?

Mais fiquem tranquilos! Em 2016 seremos o país do futuro, tudo será resolvido, segundo o estimado Secretário. Os nossos problemas de transporte irão magicamente desaparecer e sua mancha de irresponsabilidade será apagada com a conclusão das obras faraônicas feitas pelo sujeito que nem do bondinho consegue cuidar. Dos ônibus nem falamos, são um capítulo à parte...


A cena desta semana é lamentável, ao lado do mais novo acidente que interrompeu o serviço dos trens, os passageiros tiveram que assistir o Secretário às gargalhadas. Esse é Júlio Lopes que tem a certeza da impunidade de sua omissão, da amnésia da população e que tem quase garantida a próxima eleição para Deputado Federal.

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