sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Zika: Do Brasil para o Mundo

O meio ambiente deve ser tratado com devoção, mas nem todos ligam para ele. O resultado está aí Aedes aegypti, transmitindo o vírus Zika, chikungunya, febre amarela, malária e dengue e é provável que ainda surjam outras doenças.
O governo sabe disso, há anos, e não tomou providências adequadas, só agora admitiram a gravidade frente aos fatos. São milhares de casos de Zika em mães grávidas que resultaram em crianças com microcefalia.
A população também é responsável, não tem o hábito de olhar à sua volta, cuidar do ambiente e identificar focos, estão sempre esperando o governo tomar providências.
Faltam poucos dias para o Carnaval, o povo suspende o juízo por muitos dias, esquece dos problemas, mas a vida não pode acabar aí. Com o Carnaval, vem o turismo, que passa a ser um outro problema. Empresas aéreas dos Estados Unidos como a Delta, United e American Airlines que viriam para o Rio ou outros países da América Latina estão aceitando trocar o destino das passagens e até a devolução do dinheiro com medo das doenças. Inclusive para o sábado de Carnaval, dia tradicionalmente concorrido, há vagas disponíveis nesses aviões.
As Olimpíadas serão realizadas em Agosto que mesmo sendo nosso inverno ainda é quente o suficiente para o mosquito continuar a vitimar mais pessoas. O mundo inteiro estará (se vierem) aqui e poderão levar para sua casa um souvenir de sua estadia, uma doença tropical com risco de epidemia global.
Dos países onde há o vírus Zika, o Brasil é o mais afetado segundo a Organização Mundial de Saúde e está considerando a possibilidade de declarar estado de emergência internacional.
Ser cuidadoso com o mundo que nos cerca não é ser elitista, é evitar doenças, é se preocupar com a estética e a ética, é viver em um ambiente mais agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário