Cena Recorrente. Foto do O GLOBO 12-9-2013 |
Júlio Lopes é Secretário Estadual de Transporte, deputado federal
por três mandatos (2002, 2006 e 2010) pelo PR. Um dos responsáveis pela obra da
estação Praça General Osório e também pelo grave equívoco ao eleger a linha
única em direção à Barra, inclusive contrariando o traçado planejado
anteriormente, causando grande discussão e distúrbio.
Nos últimos tempos, o Secretário de Transportes do Estado, que
acompanha o governador desde 2007, foi inocentado da acusação de improbidade administrativa
pela degradação do bondinho de Sta. Teresa e dos prejuízos ao patrimônio, graças
à sua bem sucedida defesa que argumentou que sua administração não teve TEMPO
de governo suficiente para resolver ou ser culpada pelos problemas, mesmo
estando desde 2007 na Secretaria. Quantos anos são necessários para que uma
administração conceda serviços seguros e decentes à população. A desculpa de
que o “meu antecessor não fez nada” não se aplica aqui, são 7 anos de exercício...
Acidente do Bondinho em Sta Teresa com 5 mortos e muitos feridos |
Além dos danos ao patrimônio, as vidas perdidas no último
acidente do bondinho deveriam ser creditadas a quem? Uma mera fatalidade? Existe
fatalidade previsível e solucionável? Como um senhor que é incapaz de
administrar de forma mínima o sistema de bondinhos de Santa Teresa, que opera desde
1896, é encarregado de uma das maiores Secretarias do Estado que planeja as
obras multibilionárias do metrô?
A responsabilidade Senhor Júlio Lopes não é exclusiva à
transportes terrestres, nas Barcas S.A. sua ineficiência também é comprovada.
Preços altos, precariedade e acidentes são constantes no serviço que é PAGO pela
população que depende dela para a travessia. Imagine como melhoraria o trânsito
se houvessem mais linhas de transporte aquaviário ligando a Ilha do Governador,
Centro, Barra e Niterói? Infelizmente a incompetência não dá conta nem do
trajeto Rio-Niterói.
Por último os trens, a gestão da SuperVia é a imagem do
fracasso. Frequentemente chegam as notícias de acidentes na SuperVia e suas
composições de 50 anos que trafegam sem ar refrigerado. Não é possível que as
autoridades não se compadeçam do sofrimento dessa população que fica em pleno
verão de 40-50 graus largada sem nenhuma orientação, andando pelos trilhos,
muitas vezes sem conseguir saltar dos trens pela altura. O impacto da imobilidade urbana causa sérios
problemas econômicos, provocando prejuízos ao mercado de trabalho.
Nosso Secretário achando graça no meio da confusão |
Esse escândalo nos atormenta com frequência, mais uma
tragédia anunciada que poderia ser evitada. Os trilhos desalinhados, causa de
constantes problemas, são um convite para acidentes mais graves. E quando isto
acontecer, o Senhor Júlio Lopes também será inocentado?
Mais fiquem tranquilos! Em 2016 seremos o país do futuro,
tudo será resolvido, segundo o estimado Secretário. Os nossos problemas de
transporte irão magicamente desaparecer e sua mancha de irresponsabilidade será
apagada com a conclusão das obras faraônicas feitas pelo sujeito que nem do
bondinho consegue cuidar. Dos ônibus nem falamos, são um capítulo à parte...
A cena desta semana é lamentável, ao lado do mais novo
acidente que interrompeu o serviço dos trens, os passageiros tiveram que assistir
o Secretário às gargalhadas. Esse é Júlio Lopes que tem a certeza da impunidade
de sua omissão, da amnésia da população e que tem quase garantida a próxima
eleição para Deputado Federal.
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