A previdência já passou uma reforma onde os trabalhadores aposentados sofreram um terrível baque e agora uma nova degola está no forno.
Acho que a aposentadoria aos 65 anos é válida, mas só atingir o teto após muitos anos mais de trabalho é inacreditável. A degola tem fatores impossíveis de serem aceitos e bate na tecla de que os brasileiros não são iguais, a casta dos privilegiados, como sempre, será poupada.
Estamos em uma tremenda recessão com impostos altos, sempre repassados ao consumidor. Há muito tempo perdemos nosso poder de compra, o básico parece que se tornou artigo de luxo.
Situação delicadíssima é a dos idosos. Imagine só um casal de idosos que trabalharam e contribuíram a vida inteira. Se um deles falecer, o outro receberá uma das ridículas aposentadorias.
Não foi isso o combinado durante décadas. O pouco que eles recebiam na ativa não daria para pagar uma previdência privada, afinal já pagavam a pública.
Eu penso também no impacto econômico, grande parte dos lares do Brasil é sustentado por aposentadorias. Isso vai ser um tiro no pé! Não temos um comércio exterior tão robusto, ao contrário, possivelmente com a eleição de Trump poderemos ter ainda mais dificuldades.
Isso é uma tremenda covardia! A injustiça muitas vezes é a raiz da violência. Além de não existir emprego nem para os jovens, imagine para quem tem 80 anos ou mais, sempre lembrando que a capacidade laborativa muitas vezes é quase nula, a saúde é debilitada, pagando por remédios caríssimos e etc.
Todos esses pontos precisam ser repensados, com soluções para todos ou teremos uma convulsão social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário