Lula em 1979. Desde Sempre.... |
O séquito de Lula o considera um Mito, e cada palavra dita, ao longo desses anos, se corporificou como verdade única e inquestionável. A cada indício de fraude nas instituições nas empresas como a Petrobrás, não se encontra espaço para contestação, questionamento, dúvidas e incertezas. Bebem e copiam cada vírgula do mestre e desconhecem quem quebrou o Brasil, mesmo que o tesouro tenha sido saqueado com empréstimos milionários aos países amigos do Rei e que nunca voltarão para os brasileiros
Esse tipo de pensamento onipotente, onisciente e infantil de seus seguidores não tem como permitir a existência de outros modos de pensar. Caso outras vertentes ou possibilidades apareçam no cenário, com provas materiais, elas serão negadas e repelidas com veemência. Fascismo eles dizem.
Não me parece pura figura de retórica, o “nós contra eles”, porque “eles” passam a ser adversários terríveis, que contam histórias mentirosas e, que se levadas a sério podem desconstruir o edifício fragilmente construído por Lula e que desaba com as intempéries.
Nesse momento, em que a verdade se impõe e aparece o ídolo do PT condenado à prisão por corrupção, há perplexidade, uma enorme injustiça, um atentado contra a democracia (como se fossemos um país realmente democrático). Como aceitar o que está acontecendo, se é falso? Surge uma desorganização mental e emocional no seu séquito e, como baratas tontas, tentam pensar o que fazer.
Os petistas, com raras exceções, não estão habituados a fazer uso de suas mentes, eles seguem seu líder messiânico fielmente e não esperavam uma ordem de prisão vinda de um juizeco. A solução? O exército de Stedile, os ovos jogados nas caras dos repórteres que estão trabalhando.
Assim sendo, o todo poderoso e carismático Lula e seus seguidores a cada dificuldade, a cada insucesso, saem correndo procurando as organizações internacionais de esquerda, denunciando a condenação e perseguição de um inocente, as injustiças cometidas ao Santo no Brasil. Estando seu líder ausente, passam a serem vagantes, pois perderam seu direito de apreciar e avaliar o país que teima em cair no abismo.
O ministro Gilmar Mendes teve a coragem de dizer que a prisão de Lula cairia muito mal internacionalmente. Por quê? Fazer justiça é deletério? Quantos ex-presidentes foram presos? Lula evadindo da cadeia através de manobras judiciais e políticas levando com ele a fila de corruptos que aguardam julgamento (inclusive Aécio, Cunha, Cabral e cia), isso sim é sinônimo de subdesenvolvimento.
Lamentável que um ex-presidente da República, que teve tanta popularidade e tanta oportunidade de investir em saúde, educação, habitação, segurança, tenha virado as costas para a enorme população que o elegeu. Seus discursos atingiam seus objetivos de mostrar preocupação com os mais pobres, mas amigo mesmo foi dos ricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário