sábado, 5 de maio de 2018

Pávido Colosso

Durante muito tempo a maior parte da população do país mostrava-se avessa à política, fato claramente comprovado, visto que apenas as mais altas esferas do Brasil determinavam o nosso destino. Entretanto, essa omissão gerou graves problemas nacionais que foram se acumulando ao longo de todos esses anos.

A lista de erros clamorosos é infindável, coloquei alguns, mas essa mentalidade ignorante e mal caráter que assolou o país deixou marcas intensas e destruiu o pouco que tínhamos.

Atualmente o panorama descortinado pela operação Lava Jato, nos revela um esquema político criminoso que deixou a população atônita e estarrecida, e por conseguinte o foco passou a ser a política.

Os assuntos passaram a girar em torno de situações constrangedoras para o país entre a Odebrecht, por ex. com suas construções mal- feitas e o ciclo de propinas com o governo.

Um problema antigo, mas que estourou agora nos colocaram diante do perdão da dívida da Venezuela e Moçambique cujas cifras superam um bilhão.

Existe ainda a caixa preta tenebrosa que é o BNDES. O Banco que foi super saqueado em valores de bilhões para financiar as empresas aliadas ao governo e obras internacionais feitas pelas empreiteiras investigadas. Lembrem-se sempre que esse dinheiro é nosso, pago através de poderosos impostos, cujo rombo e extensão da corrupção ainda não vieram a luz.

De forma a controlar os demais poderes, o executivo distribuiu emendas parlamentares para comprar apoio e inúmeros penduricalhos em forma de benefícios ao judiciário, e agora ninguém mais sabe quem ganha, quanto ganha ou por que ganha.

O que têm feito a câmara e o senado? Nada é colocado em votação e ainda culpam a intervenção do Rio de Janeiro, mas bem antes, já estavam à disposição de defesas do Temer e deles mesmo. As leis recebem vários adendos de modo que os que estão implicados em falcatruas não sejam punidos.

No STF, vemos um malabarismo trabalhoso e sofisticado de alguns ministros que teimam em proteger bandidos e que nos causam profundo descontentamento e descrença. A suprema corte virou sinônimo de impunidade.

Soluções simplista e imediatas de última hora como a reforma da Previdência não conseguiriam dar ordem ao caos econômico, social e cultural que abateu sobre nós.

A falência das instituições públicas que nos governam é tão grande que cada vez mais estamos vendo pessoas defendendo uma reforma total do sistema. Algo preocupante e perigoso. O Brasil não irá se resolver num passe de mágica.

Para nós resta a tristeza, depressão, sentimento de perda, abatimento e dor moral diante da vida imoral criada pela ganância de poderosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário